Newsletter e atualizações

Fique por dentro de notícias selecionadas pela Melo

Bafômetro: a recusa e seus reflexos legais em recente entendimento judicial

03/12/2019

admin_meloadvogados

Recente decisão da turma de Uniformização de Jurisprudência do TJ/DF foi publicada, através da qual fixou o entendimento de que o condutor de veículo automotivo que se recusar ao teste do etilômetro (bafômetro) comete infração de trânsito.

Ao decidir, o colegiado considerou a previsão legal contida no artigo 165-A do Código de Transito Brasileiro, que prevê que a recusa ao teste é considerada infração gravíssima.

O MM. Juiz Relator manifestou que o Código de Trânsito prevê duas infrações independentes entre si, uma delas para aquele que se recusa a realizar o teste e a outra para o condutor que encontra-se comprovadamente embriagado, sendo que aquele que se opor ao teste, responderá por infração administrativa e penal, sendo que ambas possuem a mesma punição de multa e suspensão do direito de dirigir por 12 meses e recolhimento da CNH além da retenção do veículo.

A tese fixada foi a seguinte: “A recusa do condutor de veículo, abordado na direção de veículo em via pública e/ou que tenha se envolvido em acidente de trânsito, sem realizar o teste do etilômetro, por si só, configura a infração de trânsito prevista no art. 165-A do Código de Trânsito Brasileiro, independentemente da elaboração de auto de constatação”.

Melina Solanho, advogada do Núcleo Cível. 

Regime especial de tributação – controvérsias de sua duração e abrangência

O Regime Especial de Tributação (RET) largamente utilizado nos empreendimentos sujeitos ao Patrimônio de Afetação vem sendo objeto de insegurança no que diz respeito a sua duração e abrangência. O RET foi instituído pela Lei nº 10.931/2004 concebendo a possibilidade…

Ler mais…

Open Banking, conhece?

No início da semana, em nossa sede de Curitiba, recebemos uma comitiva da Acelera Varejo para discutirmos sobre novas oportunidades de negócios advindas do Open Banking. De forma simplificada, o Open Banking reflete a metodologia e conceituação de um sistema…

Ler mais…

Revisão de valores pagos em financiamentos rurais

No final do mês de outubro de 2019, foi julgado pela Corte Especial (STJ), os embargos de divergência em recurso especial, apresentados pela União, onde foram definidos os critérios da aplicação de juros de mora em relação a Fazenda Pública.…

Ler mais…

Suspensão da carteira nacional de habilitação

O Tribunal de Justiça do Paraná, atualmente vem adotando, em casos específicos,  meios alternativos para compelir o devedor a pagar dívidas, quando nenhum outro se faz viável, tornando assim, a satisfação da obrigação possível, como é o caso da suspensão…

Ler mais…