Newsletter e atualizações

Fique por dentro de notícias selecionadas pela Melo

Fiança Locatícia : Uma saída para a inadimplência nos contratos de locação?

09/09/2019

admin_meloadvogados

O inadimplemento na relação locatícia pode ser evitado. Para isso o locador pode contar no momento da contratação da locação com o seguro fiança locatícia.

Foi através do § 1º do Art. 2º da Circular SUSEP 587 de 10 de junho de 2019, que a Superintendência de Seguros Privados implantou o seguro fiança locatícia que assim dispõe:

Art. 2º O seguro fiança locatícia destina-se a garantir o pagamento de indenização, ao segurado, pelos prejuízos que venha a sofrer em decorrência do inadimplemento das obrigações contratuais do locatário previstas no contrato de locação do imóvel, de acordo com as coberturas contratadas e limites da apólice.

  • 1º A cobertura de falta de pagamento de alugueis é a cobertura básica do plano de seguro fiança locatícia, sendo de contratação obrigatória.

A mesma circular, em seu artigo 13, ainda dispõe que “o prazo de vigência do contrato de seguro fiança locatícia é o mesmo do respectivo contrato de locação”. Com isso, locador e locatário não seriam surpreendidos com os contratempos e/ou adversidades do cotidiano, trazendo assim, uma maior segurança para as locações.

Deste modo, com a contratação de seguro do ramo Fiança Locatícia, substitui-se a figura do fiador e os problemas que costumavam resultar da inadimplência do locatário deixam de existir, uma vez que conforme assegura o artigo 757 do Código Civil, pelo contrato de seguro, o segurador assume os riscos do locador/segurado decorrentes de eventual inadimplência por parte do locatário/garantido.

Melina Solanho, advogada do Núcleo Cível da Melo Advogados Associados.

Terceirização de mão de obra na Construção Civil

A tão mencionada Reforma Trabalhista (lei n.º 13.467 de 2017), ainda gera dúvidas e controvérsias acerca de temas em que mais foram implementadas mudanças. Nesta gama de temas, encontra-se o que a época, talvez, causou mais polêmica e até certa…

Ler mais…

Jornada de Trabalho Hospitalar: Detalhes jurídicos da jornada 12×36

Uma jornada de trabalho muito utilizada no ambiente hospitalar é a chamada “12×36”, onde o empregado trabalha durante 12 horas e descansa durante as 36 horas seguintes. A primeira previsão legal para a implementação da dita jornada está escrita na…

Ler mais…

Revisão da Vida Toda – Simples e Breve!

Nos últimos dias, tem sido muito abordado nas mídias em geral, o assunto da Revisão da Vida Toda, por conta do julgamento do tema 999 pelo Superior Tribunal de Justiça, que pacifica em todo território nacional a discussão se a…

Ler mais…

Programa minha casa minha vida passa a exigir novos prazos por parte das construtoras

Depois de idas e vindas sobre o tema, o Supremo Tribunal de Justiça, no último 11 de setembro, no bojo do julgamento do Recurso Especial Repetitivo n° 1.729.593, referente ao tema 996, fixou quatro teses jurídicas em relação às obrigações…

Ler mais…