Newsletter e atualizações

Fique por dentro de notícias selecionadas pela Melo

Guarda compartilhada é possível mesmo havendo desavença entre ex-casal

11/06/2019

paraleloz

Em 2017, a decisão da 3ª Turma reconheceu a possibilidade de guarda compartilhada mesmo no caso de haver graves desavenças entre o ex-casal. A decisão foi uma forma de manter ativos os laços entre pais e filhos após a separação do casal e evitar possíveis casos de alienação parental.

Em voto-vista, o ministro Villas Bôas Cueva afirmou que, ao analisar os casos relativos à disputa por guarda dos filhos, o magistrado deve buscar compatibilizar as normas existentes no ordenamento jurídico, a partir dos princípios e valores constitucionais, para que assim, após a ponderação do caso concreto, chegue a um resultado justo à luz do melhor interesse da criança.

O magistrado destacou ainda que não é necessária a destituição ou suspensão do poder familiar de um dos genitores como requisito para afastar-se a guarda compartilhada. “Salvo melhor juízo, um genitor inapto para exercer a guarda compartilhada, seja por questões geográficas, seja por impedimento insuperável, não pode ser alijado do poder familiar, condição que lhe é própria. Aliás, é também um direito do filho conviver com seus pais, ainda que a guarda fique sob a exclusividade de apenas um deles, poder que não cede à guarda unilateral.”

Por: Elias Felipe Vera, advogado do Núcleo Cível da Melo Advogados Associados. 

CARF define que gastos com publicidade geram créditos de PIS/COFINS

A legislação autoriza o Contribuinte a descontar créditos de PIS/COFINS sobre as aquisições de “bens e serviços”, utilizados como insumos na prestação de serviços e na produção ou fabricação de bens ou produtos destinados a sua atividade empresarial, em respeito…

Ler mais…

Fiança Locatícia : Uma saída para a inadimplência nos contratos de locação?

O inadimplemento na relação locatícia pode ser evitado. Para isso o locador pode contar no momento da contratação da locação com o seguro fiança locatícia. Foi através do § 1º do Art. 2º da Circular SUSEP 587 de 10 de…

Ler mais…

Provimento 86/2019 autoriza protesto gratuito ao credor e parcelamento de dívidas

  Na última sexta-feira, 30 de Agosto de 2019, foi publicado no Diário de Justiça o provimento 86/2019 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o qual trouxe uma impactante mudança aos credores e aos devedores perante os Cartórios de Títulos…

Ler mais…

Fundo de Garantia: Governo pretende excluir adicional de 10% pago por empresas

O adicional ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) fora criado durante o Governo de Fernando Henrique Cardoso visando à estabilização das contas do fundo em face da instabilidade criada pelos planos econômicos Verão e Collor, instituídos pelo…

Ler mais…