Newsletter e atualizações

Fique por dentro de notícias selecionadas pela Melo

A hipersuficiência no contrato de trabalho

26/09/2019

admin_meloadvogados

Mesmo passado um ano da vigência da Lei nº 13.467/2017, a famosa “reforma trabalhista”, existem mudanças que não se fizeram tão claras e merecem melhores explicações, exemplo disso é a hipersuficiência.

Citada Lei positiva no art. 444, parágrafo único da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que é hipersuficiente o empregado que possui diploma de nível superior e recebe salário igual ou superior a R$ 11.678,90, ou seja, duas vezes o teto dos benefícios do Regime Geral da Previdência Social, que atualmente é R$ 5.839,45.

O empregado hipersuficiente se diferencia dos outros no sentido de que, em sua relação de emprego, serão levadas em consideração as regras estipuladas em seu contrato, prevalecendo estas sobre a CLT, acordos e convenções coletivas.

Em tese, esse tipo de contrato pode criar regras para qualquer assunto, devendo apenas ser observada a Constituição Federal. Assuntos estipulados em contrato podem ir desde o pagamento de horas extras até eventual resolução de impasses gerados pela relação de emprego, por câmara arbitral e não a justiça do trabalho.

Finalizando, a flexibilidade na relação de empregos para com funcionários que se encaixem na classe de hipersuficientes é grande, desde que tais assuntos sejam tratados previamente no contrato, prevalecendo ainda as leis trabalhistas quando o contrato não estipular diferente.

 

Henri Solanho, advogado especialista em Direito do Trabalho. 

Regime especial de tributação – controvérsias de sua duração e abrangência

O Regime Especial de Tributação (RET) largamente utilizado nos empreendimentos sujeitos ao Patrimônio de Afetação vem sendo objeto de insegurança no que diz respeito a sua duração e abrangência. O RET foi instituído pela Lei nº 10.931/2004 concebendo a possibilidade…

Ler mais…

Open Banking, conhece?

No início da semana, em nossa sede de Curitiba, recebemos uma comitiva da Acelera Varejo para discutirmos sobre novas oportunidades de negócios advindas do Open Banking. De forma simplificada, o Open Banking reflete a metodologia e conceituação de um sistema…

Ler mais…

Bafômetro: a recusa e seus reflexos legais em recente entendimento judicial

Recente decisão da turma de Uniformização de Jurisprudência do TJ/DF foi publicada, através da qual fixou o entendimento de que o condutor de veículo automotivo que se recusar ao teste do etilômetro (bafômetro) comete infração de trânsito. Ao decidir, o…

Ler mais…

Revisão de valores pagos em financiamentos rurais

No final do mês de outubro de 2019, foi julgado pela Corte Especial (STJ), os embargos de divergência em recurso especial, apresentados pela União, onde foram definidos os critérios da aplicação de juros de mora em relação a Fazenda Pública.…

Ler mais…