Newsletter e atualizações

Fique por dentro de notícias selecionadas pela Melo

Medida Provisória 871 – Pente Fino do INSS

03/05/2019

paraleloz

Foi publicada em 10/04/ 2019 no Diário Oficial da União (DOU), a  instrução normativa,  IN n.º 101, que regulamenta as mudanças trazidas pela MP 871/19, publicada em janeiro desse ano.

Merecem destaque alguns tópicos:

> Salário Maternidade
O prazo para pedir o salário maternidade passa a ser de até 180 dias (seis meses) a contar do fato gerador do benefício.

> CTC – Certidão de tempo de contribuição
O tempo de contribuição no Regime Geral de Previdência Social (RGPS) que tenha sido prestado pelo servidor público ao próprio ente instituidor deve ser certificado pelo INSS para benefício concedidos pelo Regimente Próprio (RPPS).
> BPC – Benefício de prestação continuada
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) assistencial não foi totalmente regulamentado, pois depende de ato próprio para isso.
> Atividade rural

A MP e a IN tratam da comprovação da atividade rural do segurado especial (trabalhador do campo e semelhantes) em dois cenários. O primeiro trata-se de agora até o fim desse ano. Durante esse tempo, a forma de comprovação passa a ser uma autodeclaração do trabalhador rural, ratificada pelas entidades do Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (Pronater), ligado ao Ministério da Agricultura e por outras bases a que o INSS tiver acesso.

A autodeclaração homologada será analisada pelo INSS que, em caso de irregularidade, poderá exigir outros documentos previstos em lei.

Vale ressaltar ainda que a IN 101 também regulamenta que a comprovação do tempo de atividade rural somente será feita por meio de prova contemporânea aos fatos.

*Eliane Salete Rodrigues dos Santos é advogada do Núcleo Previdenciário da Melo Advogados Associados. 

Exclusão do Herdeiro: Indignidade x Deserdação

Por razões éticas, herdeiros e legatários podem ser excluídos da sucessão. A exclusão do direito à herança pode ser reconhecida através de dois institutos: indignidade e a deserdação, que, nada mais são, do que formas de penalizar o herdeiro quanto ao…

Ler mais…

Tribunal assegura inviabilidade de ação rescisória em teses tributárias transitadas em julgado

Dando sequência ao cenário com o qual nos deparamos nos tribunais superiores desde o início dos anos 90, o direito tributário inaugurou nova questão controvertida entre Fazenda e Contribuintes. No caso em foco, englobando também o direito processual, nos deparamos…

Ler mais…

Abandono de emprego: Como se caracteriza e como proceder

  Comete falta grave passível de dispensa por justa causa o empregado que abandonar o emprego, existindo assim os seguintes elementos configuradores do abandono, sendo eles: a falta de justificativa para o não comparecimento, a intenção do trabalhador em não…

Ler mais…

Inova Simples é criado para impulsionar o desenvolvimento tecnológico nacional

No dia 25/04/2019, o Presidente da República sancionou a Lei Complementar nº167/2019, responsável por criar o INOVA SIMPLES, programa que tem como objetivo, estimular a criação e simplificar a formalização de empresas voltadas ao desenvolvimento de novas tecnologias, as denominadas “startups”.…

Ler mais…