Newsletter e atualizações

Fique por dentro de notícias selecionadas pela Melo

Receita Federal ignora disposição legal e passa a cobrar IOF sobre receitas decorrentes de exportação

O Imposto sobre Operações Financeiras - IOF, tem como um de seus fatos geradores, conforme dispõe o artigo 63, inciso II, do Código Tributário Nacional, “quanto às operações de câmbio, a sua efetivação pela entrega de moeda nacional ou estrangeira, ou de documento que a represente, ou sua colocação à…

Ler mais…

Bônus de contratação – “Hiring Bonus” não está sujeito a contribuição previdenciária

Por unanimidade, a 2ª Turma da Câmara Superior do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) de forma inédita  afastou a incidência de contribuições previdenciárias sobre a parcela conhecida como hiring bonus, ou bônus de contratação, ao entender que o bônus pago na contratação de executivos empresariais não detém caráter salarial.…

Ler mais…

Roubo em estrada pedagiada: STJ entende inexistir responsabilidade do pedágio por se tratar de ato de terceiro

00, tendo em vista que referido tribunal entendeu de forma unânime que se trata de fato praticado por terceiros, afastando a responsabilidade da concessionária do pedágio. No caso concreto, uma família foi assaltada e sequestrada com arma de fogo na área de atendimento ao usuário do pedágio, sendo que nos…

Ler mais…

Erro cartorário: STF Decide sobre responsabilidade do estado

Poucos sabem que os cartórios em geral exercem uma função de competência delegada, isto é, função de competência originária do Poder Executivo do Estado, mas que desde a Constituição Federal de 1988, pode ser delegada à iniciativa privada, nos termos do artigo 236. A recente decisão do STF reconheceu que…

Ler mais…

Venda Casada

O mercado está a cada dia mais agressivo para a realização de vendas, e aumento de faturamento consequentemente, em todos os seguimentos, indistintamente. Contudo, é preciso ficar atento, ao passo que, nessa busca desenfreada de alcançar o objetivo, por vezes, nos deparamos a imposição do prestador de serviços e/ou fornecedor…

Ler mais…

Recolhimento de ICMS: Modificação em operações interestaduais destinadas a consumidor final não contribuinte do imposto

A Emenda Constitucional nº 87/2015 deu nova redação aos incisos VII e VIII do § 2º do art. 155 da Constituição Federal de 1988 (CF/1988), dispondo que, nas operações e prestações que destinem bens e serviços a consumidor final, contribuinte ou não do imposto, localizado em outro Estado, será adotada…

Ler mais…

Despesas com manutenção de frota e combustível geram créditos de PIS e COFINS

O Conselho Administrativo de Recursos Fiscais - CARF decidiu pelo enquadramento dos gastos com manutenção de frota e combustível no conceito de insumos para a atividade atacadista. A recente decisão tem como base a ampliação do conceito de insumos para fins de creditamento do PIS e da COFINS quando analisado…

Ler mais…

Lucro Presumido: Atuantes na exploração madeireira, não podem deduzir despesas na apuração da base de cálculo do IRPJ e Contribuições

Foi publicada no Diário Oficial da União de 13 de fevereiro de 2019, a Solução de Consulta Cosit nº 23/2019. A norma em referência trouxe esclarecimentos quanto à natureza da receita da venda da floresta em pé. Por se tratar de produto da terra, em que se espera utilizar o…

Ler mais…

Financiamento residencial: Seguro pelo Sistema SFH

Você sabia que na compra de um imóvel financiado pelo SFH, a instituição financeira obrigatoriamente exige  que o tomador do financiamento imobiliário (mutuário) contrate esse seguro com as coberturas para morte e invalidez permanente do mutuário (MIP) e para danos físicos ao imóvel (DFI)? Esta última cobertura, DFI, abrange os…

Ler mais…

Receita Federal: Esclarecimento sobre tratamento tributário de receitas de prestação de serviços auferidas por sindicato patronal

Foi publicado no Diário Oficial da União de 05/02/2019 a Solução de Consulta Cosit nº 39/2019, a qual tem por objetivo o esclarecimento acerca das receitas auferidas com a prestação de serviços de consultoria por entidade prevista no art. 15 da Lei nº 9.532/1997, situando-se dentro do campo de isenção…

Ler mais…
Mais artigos
>