Newsletter e atualizações

Fique por dentro de notícias selecionadas pela Melo

STJ quer saber sua opinião: O que a sociedade espera do Poder Judiciário em 2020?

05/08/2019

admin_meloadvogados

O Superior Tribunal de Justiça, a partir de 29/07 disponibilizou o acesso a uma enquete. O objetivo é realizar uma consulta pública sobre o que a sociedade espera que seja priorizado pelo Judiciário em 2020.

A consulta visa estimular a criação de políticas do Judiciário, através de princípios de gestão participativa e democrática.

Até o dia 09/08/2019, qualquer cidadão pode acessar o site do STJ e participar.

Findo o prazo da enquete, os resultados serão divulgados na Reunião Preparatória para o XIII Encontro Nacional do Poder Judiciário. Nessa oportunidade serão discutidas as metas para 2020.

Participe você também clicando aqui.

Melina Solanho, advogada do Núcleo Cível da Melo Advogados Associados.  

 

Cartão de crédito: inclusão de taxas pagas às operadoras no novo conceito de insumo

As taxas de cartão de crédito, sob a ótica da essencialidade e relevância, não se mostram incorporáveis ao conceito de insumo, por ser um artifício simplificador de uma parcela da atividade da maioria das empresas.   Contudo, as empresas que…

Ler mais…

Comissão de corretagem: Cobrança é indevida em desistência do negócio

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), firmou entendimento de que é indevida a cobrança da comissão de corretagem quando o comprador desiste do negócio por fato omitido pelo corretor na ânsia de fechar o negócio. A decisão foi proferida…

Ler mais…

Abono Pecuniário – Conversão de férias em dinheiro deve ser solicitada formalmente

A conversão de férias em pagamento é uma decisão do empregado,  não cabe ao empregador assumir uma posição nesta questão. A 7ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) proferiu sentença condenando uma rede de supermercados a…

Ler mais…

Lei de Proteção de Dados – Impactos para a tecnologia na área da Saúde

A lei nº 13.709 de 14 de agosto de 2018, conhecida como a Lei de Proteção de Dados, a qual dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, tem como objetivo de proteger os direitos fundamentais de…

Ler mais…