Newsletter e atualizações

Fique por dentro de notícias selecionadas pela Melo

Provimento 86/2019 autoriza protesto gratuito ao credor e parcelamento de dívidas

04/09/2019

admin_meloadvogados

 

Na última sexta-feira, 30 de Agosto de 2019, foi publicado no Diário de Justiça o provimento 86/2019 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o qual trouxe uma impactante mudança aos credores e aos devedores perante os Cartórios de Títulos e Protestos.

O provimento agora permite ao credor o envio de títulos para protesto de forma gratuita, sendo a medida, extensiva para a pessoa física e jurídica, alcançando inclusive os bancos e instituições financeiras que são fiscalizadas pelo Sistema Financeiro Nacional.

Porém, existe uma condicionante no Provimento assinado pelo Ministro Humberto Martins, de que no momento da indicação ao protesto, o vencimento do título não tenha ultrapassado um ano.

Mas, embora o credor possa agora protestar os títulos sem antecipar nenhum valor ao Cartório, não significa dizer que as despesas não irão mais existir, ocorre que agora os atos praticados pelos Tabeliães de Protesto de Títulos serão recebidos diretamente dos devedores interessados, os quais ficam obrigados ao pagamento de todas as verbas pertinentes.

Já ao devedor o provimento possibilita o parcelamento de emolumentos e demais acréscimos legais, desde que seja utilizado o cartão de crédito, e, que sejam cobrados na primeira parcela os acréscimos legais.

O provimento visa proporcionar uma melhor prestação de serviços, com a acessibilidade isonômica aos usuários e entrará em vigor após 90 (noventa) dias de sua publicação.

 

Marli Camargo Nunes Kamke, advogada do Núcleo Cível da Melo Advogados Associados. 

Terceirização de mão de obra na Construção Civil

A tão mencionada Reforma Trabalhista (lei n.º 13.467 de 2017), ainda gera dúvidas e controvérsias acerca de temas em que mais foram implementadas mudanças. Nesta gama de temas, encontra-se o que a época, talvez, causou mais polêmica e até certa…

Ler mais…

Jornada de Trabalho Hospitalar: Detalhes jurídicos da jornada 12×36

Uma jornada de trabalho muito utilizada no ambiente hospitalar é a chamada “12×36”, onde o empregado trabalha durante 12 horas e descansa durante as 36 horas seguintes. A primeira previsão legal para a implementação da dita jornada está escrita na…

Ler mais…

Revisão da Vida Toda – Simples e Breve!

Nos últimos dias, tem sido muito abordado nas mídias em geral, o assunto da Revisão da Vida Toda, por conta do julgamento do tema 999 pelo Superior Tribunal de Justiça, que pacifica em todo território nacional a discussão se a…

Ler mais…

Programa minha casa minha vida passa a exigir novos prazos por parte das construtoras

Depois de idas e vindas sobre o tema, o Supremo Tribunal de Justiça, no último 11 de setembro, no bojo do julgamento do Recurso Especial Repetitivo n° 1.729.593, referente ao tema 996, fixou quatro teses jurídicas em relação às obrigações…

Ler mais…