FGTS RECOLHIDO VIA PIX PROMETE REDUZIR CUSTOS PARA EMPRESAS

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A novidade implementada em 16/11/2020, pelo Banco Central, PIX, veio para otimizar o tempo e reduzir os custos de transações bancárias, que podem ser feitas em qualquer dia e horário, levando em média 10 segundos para serem concluídas.

Após o sucesso da ferramenta PIX, foi anunciado pelo Banco Central do Brasil (Bacen), a implementação do sistema FGTS digital.

Mas o que é esta nova ferramenta e como ela vai ajudar na redução de custos da sua empresa?

O FGTS digital trata-se de um sistema que deve centralizar a arrecadação, apuração, lançamento e cobrança do FGTS do trabalhador.

Através do sistema de FGTS digital, o que se espera é a desburocratização da arrecadação e cobrança do FGTS, o que trará benefícios para empregado e empregador, como agilidade e redução de custos.

Como funcionará a integração do FGTS digital com o PIX?

A função PIX, que poderá ser utilizada para o recolhimento das contribuições do FGTS, já está disponível para usuários, no entanto a função para recolhimento de contribuições poderá ser usada somente em março de 2021, juntamente com o lançamento do FGTS digital

O sistema também irá proporcionar o acompanhamento em tempo real das contribuições realizadas, deixando o RH confortável com o manejo das informações sem depender da CEF para tanto.

De acordo com a Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, o novo sistema reduzirá custos para as empresas. Isso porque os empregadores deixam de emitir cerca de 70 milhões de guias de recolhimento por ano e poderão acompanhar digitalmente o pagamento e a destinação das contribuições.

Essa parceria, além de desburocratizar o recolhimento de contribuições, otimizar o tempo do empregador e reduzir os custos para ambos, irá proporcionar uma maior integração da população com a ferramenta PIX, que é o novo futuro das transações bancárias.


GEISSY MEIRA STAVACZ, advogada (OAB/PR 83.970) com expertise em Direito do Trabalho Patronal.