RELP! Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos do Simples Nacional

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

OPrograma de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no Âmbito do Simples Nacional (RELP), instituído com a publicação da Lei Complementar nº 193/2022, publicada no dia 17 de março, introduz uma forma de parcelamento de débitos destinado às Microempresas (ME), os Microempreendedores Individuais (MEI) e as Empresas de Pequeno Porte (EPP), inclusive as que se encontram em recuperação judicial, optantes pelo Simples Nacional.

 

Para aderir ao RELP, a pessoa jurídica deve efetuar uma solicitação para o órgão responsável pela administração da dívida, e o deferimento do pedido de adesão fica condicionado ao pagamento da primeira parcela de entrada.

 

O valor de entrada varia entre 1% e 12,5% da Receita Bruta do período de março a dezembro dos anos de 2019 e 2020, montante este que pode ser realizado em até 8 parcelas mensais, sucessivas e sem reduções com a data de vencimento no dia último de cada mês, e este valor é.

 

O saldo remanescente pode ser pago em até 180 parcelas, com desconto entre 65% até 90% para as multas e juros de mora, e de 75% até 100% nos encargos legais, tendo o valor mínimo de R$ 300,00, exceto para o Microempreendedor Individual, onde esse valor será de R$ 50,00.

 

Vale ressaltar que, a adesão ao RELP implica na confissão irrevogável e irretratável dos débitos em nome da empresa, o que exige análise apurada por parte do empresário, em conjunto com sua equipe tributária, para avaliar se a adesão ao programa será uma opção viável.

 

Apesar da edição da Lei Complementar ter ocorrido em março, o parcelamento especial foi disponibilizado no ambiente do e-cac no dia 29 de abril de 2022, após a publicação da Instrução Normativa RFB nº 2.078.

 

Diante deste cenário, o Comitê do Simples Nacional prorrogou o prazo de adesão ao programa e de regularização de dívidas do Simples para o dia 31 de maio de 2022.

 

O RELP representa ótima oportunidade para renegociação das dívidas e regularização tributária, desta forma, nossa equipe está à disposição para elucidação de dúvidas e esclarecimentos.