STJ entende que a bandeira tarifária integra a base de cálculo do ICMS na energia elétrica

13 de junho de 2023

A 1ª Turma do Superior Tribunal de Justiça compreendeu que os adicionais de bandeira tarifária pagos proporcionalmente ao consumo de energia elétrica integram a base de cálculo do ICMS.

No julgamento do AREsp 1.459.487/RS, na sessão do dia 06/06/2023, os ministros entenderam, por quatro votos a um, que de fato a bandeira tarifária integra o preço da energia elétrica consumida, razão pela qual se refere ao custo de produção daquilo que é consumido.

Logo, se a tarifa integra o custo de produção, tal valor deve construir a base de cálculo do ICMS respectivo a ser recolhido, na esteira do voto do ministro relator Benedito Marques, prevalente no julgamento do caso em destaque.

De outro giro, importante destacar que a 1ª Turma do STJ endossou o entendimento da 2ª Turma da Corte Superior, a qual anteriormente já havia solidificado a sua compreensão sobre o tema no caminho da inclusão da bandeira tarifária na base de cálculo do ICMS, através do julgamento unânime do REsp 1809719/DF, em 23/06/2020. 

A Melo Advogados permanece à disposição para prestar os esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários. 

Recomendados

ADC 49: análise sobre o recolhimento retroativo do ICMS nas transferências entre estabelecimentos do mesmo titular está pautada para outubro

Em outubro, caso conhecidos os embargos de declaração opostos pelo amicus curiae, na ADC 49 do Supremo Tribunal Federal, haverá a definição acerca da necessidade de recolhimento do ICMS não recolhido pelos contribuintes que deixaram de distribuir demandas para frear a exigibilidade da exação, desde 16/04/2021.

Saiba Mais

Possibilidade de aproveitamento de créditos de PIS e COFINS sobre fretes de produtos acabados

A 3ª Turma da Câmara Superior de Recursos Fiscais - CSRF, do CARF, concluiu a análise do processo nº 10480.723937/2018-92 […]

Saiba Mais

A possibilidade da exclusão do valor equivalente ao ICMS-ST da base de cálculo de PIS/COFINS devidos pelo contribuinte substituído será julgada pelo STJ no dia 26/04/2023

A 1º Seção do STJ retomará a análise do Tema 1.125, que julga a possibilidade de exclusão do valor relativo ao ICMS-ST da base de cálculo de PIS/COFINS devidos pelo contribuinte substituído no dia 26/04/2023.

Saiba Mais
crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram