Supermercados: decisão inédita amplia créditos de ICMS

12 de março de 2025

Em decisão inédita, um supermercadista do Rio Grande do Sul obteve decisão que lhe autoriza o aproveitamento de créditos de ICMS para itens fundamentais na conservação e comercialização de produtos perecíveis (Apelação Cível nº 0444068-38.2015.8.21.7000).

Assim, bobinas plásticas, filmes plásticos, etiquetas adesivas e até bandejas de isopor passam a contar com o reconhecimento fiscal necessário para reduzir custos. Impulsionando a competitividade dos estabelecimentos supermercadistas, essa medida permite uma gestão mais eficiente dos recursos, beneficiando diretamente o setor e fortalecendo sua sustentabilidade.

Inovação que rompe paradigmas

A decisão, marca um afastamento do posicionamento tradicional da Secretaria da Fazenda do Estado (SEFAZ-RS), que até então negava o crédito para esses insumos por considerá-los não essenciais. Contudo, restou entendido que esses materiais são indispensáveis para garantir a segurança, a conservação e a higiene dos alimentos, pontos cruciais exigidos pela vigilância sanitária. Dessa maneira, essa nova interpretação alivia o peso fiscal sobre os supermercados e promove uma gestão mais moderna e eficiente.

A empresa que ajuizou a ação argumentou que os invólucros utilizados no acondicionamento dos alimentos são essenciais para manter a qualidade dos produtos, especialmente os perecíveis como carnes, frios e hortifruti.

Conclusão sobre a decisão de ampliar os créditos de ICMS

Em resumo, a medida judicial representa um avanço significativo, promovendo inovação e modernização no tratamento fiscal dos itens essenciais à comercialização de produtos perecíveis.

Dessa forma, essa mudança positiva reflete o potencial de políticas públicas que acompanhem as reais necessidades do mercado e promovam melhorias significativas no setor supermercadista. Impulsionando o crescimento econômico e fortalecendo a competitividade, a medida cria um ambiente mais favorável para os empresários, incentivando práticas sustentáveis no mercado atual.

Com isso, o futuro aponta para um cenário de mais equilíbrio fiscal e oportunidades para o setor, beneficiando tanto os empresários quanto os consumidores.

A Melo Advogados Associados segue à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o tema e oferecer todo o suporte especializado necessário.

Recomendados

Doação com Reserva de Usufruto: o guia completo para proteger seu patrimônio

Por Dra. Evelin Steidel — Sócia e responsável pelo Núcleo Societário da Melo Advogados Associados Planejar o futuro do patrimônio […]

Saiba Mais

Estado do Paraná  prorroga novamente o início do prazo de vigência da cobrança do FUNREP

A cobrança do depósito como contrapartida do uso de incentivo ou benefício fiscal com direcionamento ao FUNREP foi regulamentada.

Saiba Mais

Tema 1.182: retirada de incentivos e benefícios fiscais de ICMS da base de cálculo do IRPJ/CSLL será julgada no próximo dia 26/04/2023 pela 1ª Seção do STJ

Tema 1.182: 1ª Seção do STJ analisará no próximo dia 26/04/2023 a possibilidade da retirada de incentivos e benefícios fiscais de ICMS da base de cálculo do IRPJ/CSLL.

Saiba Mais
crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram