A cobrança de um imposto pode se tornar ilegal quando legisladores ou órgãos fiscais municipais, estaduais ou federais editam normas em desacordo com a Constituição Federal ou outras leis superiores. Mesmo sendo indevidas, essas cobranças muitas vezes persistem, causando prejuízos financeiros contínuos às empresas.
A via judicial é o único caminho para interromper a exigência e recuperar os valores pagos indevidamente. Nesse cenário, nossa advocacia tributária atua de forma estratégica para transformar disputas em oportunidades de restituição e em maior segurança fiscal para as empresas.
Acreditamos no papel estratégico das entidades de classe, como associações, federações e sindicatos, na defesa de seus representados. Na Melo Advogados, atuamos em parceria com essas instituições para que teses tributárias relevantes cheguem ao Judiciário de forma organizada e representativa, fortalecendo a busca por um sistema fiscal mais justo e assegurando que as empresas estejam sempre um passo à frente.