STJ: Coisa Julgada Parcial permite exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS

24 de abril de 2024

Em decisão unânime, a 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu a aplicação da coisa julgada parcial em caso envolvendo a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS. Isso significa que o contribuinte poderá excluir o ICMS da base de cálculo dessas contribuições, ao passo que aguarda o julgamento em repercussão geral sobre a inclusão do ISS na base (Tema 118 do STF).

De um lado, a Fazenda Nacional argumentou que a coisa julgada parcial deveria se aplicar apenas aos casos em que as ações tivessem sido ajuizadas na vigência do Código de Processo Civil de 2015. De outro, havia o entendimento de que se fazia necessário o reconhecimento do trânsito parcial, tendo em vista o trânsito em julgado do Tema 69 do STF.

Nesse cenário, o relator, o Ministro Herman Benjamin, aduziu que a coisa julgada parcial pode ser aplicada aos casos nos quais a decisão de mérito ocorreu na vigência do CPC de 2015, nos termos do artigo 356. Reforçou, ainda, que o CPC deu ênfase na efetividade da prestação jurisdicional e, também, ao princípio da razoável duração do processo. Consequentemente, no entendimento do relator, seria possível a execução de capítulo de sentença que verse sobre o direito de exclusão do ICMS sobre PIS e COFINS (Tema 69 do STF).

Essa decisão representa marco importante na jurisprudência sobre a tributação do PIS e da COFINS, estabelecendo um marco de maior segurança jurídica aos contribuintes por meio da definição de parâmetros claros para a aplicação da coisa julgada parcial.

A Melo Advogados permanece à disposição para prestar os esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários. 

Recomendados

Pessoas portadoras de visão monocular possuem isenção de IPI na aquisição de veículos

A Receita Federal confirmou entendimento sobre a isenção de IPI na aquisição de veículos para pessoas que possuem visão monocular, ou seja, perda de visão em um dos olhos.

Saiba Mais

STJ Permite que União Ajuíze Ações Rescisórias em Decisões Anteriores à Modulação da "Tese do Século"

STJ Permite que União Ajuíze Ações Rescisórias em Decisões Anteriores à Modulação da "Tese do Século" Recentemente, o Superior Tribunal […]

Saiba Mais

Planejamento Tributário e Sucessório em Família Multigeracional: Evitando o Efeito “Bumerangue” de Impostos

Muitas famílias multigeracionais enfrentam o desafio de ver seu patrimônio ser reduzido devido à alta carga tributária sobre heranças e […]

Saiba Mais
crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram