Paraná Lança Edital de Transação Tributária Estadual por Adesão

17 de novembro de 2025

Contexto da Iniciativa do Edital de Transação Tributária Estadual por Adesão

O Estado do Paraná instituiu a transação tributária de débitos, fiscais e não fiscais. A Lei nº 21.860/2023 estabeleceu esta medida.

Além disso, o primeiro edital de transação por adesão foi lançado. A regularização de passivos fiscais é o objetivo primário desta iniciativa. Portanto, um novo panorama é estabelecido para os contribuintes paranaenses.

Objetivos e Abrangência

A conformidade fiscal é buscada ativamente por este instrumento legal. Assim, a resolução de litígios é facilitada para as empresas do Estado.

Débitos inscritos em dívida ativa, inclusive, podem ser transacionados.Ainda, o edital contempla dívidas de ICMS, ITCMD e IPVA. O contribuinte também pode negociar outros créditos de natureza não tributária. Desse modo, a abrangência é ampla para variados perfis de devedores.

Condições e Benefícios do Edital de Transação Tributária Estadual

O edital oferece condições diferenciadas e atrativas aos contribuintes. O contribuinte pode obter reduções de juros e multas com a adesão.

Além disso, o programa prevê prazos alongados de parcelamento. Contudo, a lei não dispensa o valor principal do débito. A iniciativa visa a recuperação de créditos, não a anistia total. Consequentemente, o contribuinte deve observar critérios específicos na fase de adesão.

Relevância para Empresas

A iniciativa possibilita às empresas a renegociação de passivos e a melhoria do fluxo de caixa. Além disso, a regularização fiscal promove maior segurança jurídica nos negócios.

Assim, o programa cria oportunidades para a retomada de novos investimentos. Ademais, pode fortalecer a imagem da companhia no mercado. Portanto, o planejamento tributário deve considerar esta nova opção legal. A análise estratégica é fundamental para maximizar todos os benefícios.

Apoio Jurídico Especializado

Nosso escritório acompanha as novidades legislativas e jurisprudenciais que impactam o ambiente tributário. Nossa equipe permanece à disposição para prestar apoio para sua empresa!

Recomendados

STJ entende que a bandeira tarifária integra a base de cálculo do ICMS na energia elétrica

A 1ª Turma do STJ, na esteira do entendimento firmado pela 2ª Turma, fixou posicionamento no sentido de que os adicionais de bandeira tarifária pagos proporcionalmente ao consumo de energia elétrica integram a base de cálculo do ICMS.

Saiba Mais

Contestação no STF: Nova Lei de Subvenções do ICMS em debate

Na linha do que já previamente noticiado pelo escritório sobre as alterações legislativas inauguradas com a Lei n° 14.789/23, com […]

Saiba Mais

Benefícios fiscais devem respeitar anterioridade tributária - STF decide

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu recentemente sobre a aplicação do princípio constitucional da anterioridade tributária em casos envolvendo benefícios […]

Saiba Mais
crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram