Receita Federal autoriza créditos de PIS/COFINS sobre combustíveis, fardamento ou uniforme na prestação de serviços de manutenção

18 de agosto de 2023

A Receita Federal do Brasil editou recentemente a Solução de Consulta COSIT nº 155/2023 autorizando a apropriação de crédito de PIS/COFINS sobre despesas com combustíveis para as máquinas, equipamentos ou veículos. No mesmo sentido os dispêndios com fardamento ou uniforme relativos à mão de obra empregada na atividade de prestação de serviços de manutenção. 

No entanto, nesta mesma resposta, a RFB restringiu os créditos de PIS/COFINS decorrentes das despesas com locação de veículos, máquinas e equipamentos. 

Sobre este último ponto, entendemos que referido posicionamento restritivo é questionável, pois trata-se de insumo diretamente relacionado à necessidade e essencialidade da despesa incorrida, nos termos definidos pelo STJ, e não impede que os contribuintes possam discutir administrativa ou judicialmente esta questão.

A Melo Advogados permanece à disposição para prestar os esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.

Recomendados

Banco Central limita tarifas de serviço das maquininhas de cartões

O Banco Central do Brasil anunciou, em 26/09/2022, que as tarifas pagas pelos serviços de maquininha de cartões às emissoras […]

Saiba Mais

Execução fiscal: o que é e como funciona a lei?

Saiba tudo sobre execução fiscal: o que é, como funciona e como se defender. Conheça seus direitos e evite problemas com débitos fiscais.

Saiba Mais

Receita Federal esclarece regras do Programa de Alimentação dos Trabalhadores (PAT) e sua relação com o IRPJ

A Receita Federal do Brasil, por meio da Solução de Consulta Cosit nº 263/23, analisou o Programa de Alimentação dos Trabalhadores (PAT) e sua relação com o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ).

Saiba Mais
crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram