STJ discute a legalidade da incidência de PIS e COFINS sobre descontos e bonificações

7 de dezembro de 2022

A 1ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) iniciou o julgamento do Recurso Especial nº 1.836.082/SE, no qual se discute a legalidade da incidência da contribuição ao PIS e da COFINS sobre descontos e bonificações concedidos por fornecedores a uma empresa varejista, no âmbito de acordos comerciais. 

A empresa sustenta que tais bonificações e descontos constituem reduções do custo de aquisição, não receita, razão pela qual não podem sofrer a incidência de PIS/COFINS. A Ministra Relatora Regina Helena Costa já proferiu voto em sentido favorável ao contribuinte, entendimento também adotado pelo desembargador federal convocado Manoel Erhardt. Agora, aguarda-se retorno do julgamento após pedido de vista do Ministro Gurgel de Faria. 

Importante ressaltar que o tema já vem sendo objeto de análise também pelo Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), onde há recente decisão favorável a estabelecimento comercial varejista do ramo de supermercados (Processo Administrativo nº 10480.722794/2015-59).

Recomendados

Receita Federal esclarece regras do Programa de Alimentação dos Trabalhadores (PAT) e sua relação com o IRPJ

A Receita Federal do Brasil, por meio da Solução de Consulta Cosit nº 263/23, analisou o Programa de Alimentação dos Trabalhadores (PAT) e sua relação com o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ).

Saiba Mais

Simples nacional, como ficam as mudanças após a reforma tributária?

Descubra as transformações que a reforma tributária trouxe para o Simples Nacional, analisamos em detalhes as principais alterações na alíquota.

Saiba Mais

STJ decide que quem faz acordo com a Receita não precisa pagar honorários à União em Transação Tributária

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que, nos casos em que o contribuinte desiste de uma ação judicial para aderir à transação tributária sem honorários, não deve haver cobrança de honorários advocatícios pela União. A decisão reforça que, como a Lei nº 13.988/2020 não trata dessa exigência, não se pode impor esse custo adicional ao contribuinte.

Saiba Mais
crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram