Prazo até 30/04: Aprovação de Contas e Deliberações Financeiras

12 de março de 2024

O Código Civil no Art. 1.078 e a Lei de Sociedades Anônimas no Art. 132, determinam que as sociedades empresárias realizem Reunião de Sócios e Assembleia Geral Ordinária nos nos 04 (quatro) meses seguintes ao término de cada exercício social para aprovação de contas da administração, examinar, discutir e votar as demonstrações financeiras, deliberar sobre a destinação do lucro líquido do exercício e a distribuição de dividendos. 

Dessa forma, os sócios ou acionistas de sociedades empresárias deverão reunir-se em Reunião de Sócios ou Assembleia Geral Ordinária até o próximo dia 30 de abril para aprovação das contas da administração, deliberar acerca do Balanço Patrimonial e do resultado econômico de 2023, bem como decidir sobre a eventual distribuição do lucro líquido do exercício. Importante mencionar que os documentos pertinentes à aprovação de contas e demais aprovações realizadas na Reunião ou Assembleia, como o Balanço Patrimonial e Demonstração Resultado Econômico deverão ser enviados aos sócios e acionistas até 30 dias antes da reunião.

Assim, a Melo Advogados permanece à disposição para prestar os esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.

Recomendados

JCP (Dedução retroativa dos juros): STJ julgará dedução

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu recentemente julgar sob o rito dos recursos repetitivos uma importante questão tributária envolvendo […]

Saiba Mais

CARF: Limite de 30% de Compensação do Prejuízo Fiscal pode ser ultrapassado em situações específicas

Foi decidido pelo CARF que é possível que o limite de compensação do prejuízo fiscal, de 30% do lucro líquido, seja ultrapassado quando utilizado por empresa que será extinta, na hipótese de uma incorporação.

Saiba Mais

Estado do Paraná prorroga prazo de pagamento do ICMS para empresas prejudicadas pelas fortes chuvas

Em resposta aos danos provocados pelas condições climáticas adversas no Paraná, o governo estadual implementou medidas proativas para auxiliar os estabelecimentos comerciais prejudicados pelas intensas chuvas recentes.

Saiba Mais
crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram