Auxílio-alimentação in natura não integra base de cálculo das contribuições previdenciárias

17 de outubro de 2022

O CARF (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) decidiu que o auxílio-alimentação pago pelo empregador ao empregado in natura não possui natureza salarial, não integrando, portanto, o salário de contribuição para fins de incidência de contribuições previdenciárias. 

A decisão foi proferida pela A 1ª Turma Ordinária da 4ª Câmara da 2ª Seção de Julgamento, ao julgar o processo nº 14367.000133/2009-88, que entende, inclusive, que independentemente do empregador estar inscrito no PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) ou não, o auxílio-alimentação quando oferecido in natura, não deve ser incluído na base de cálculo das contribuições previdenciárias incidentes, calculadas sobre o salário contribuição.

No voto vencedor, foi apontado que o Superior Tribunal de Justiça já havia decidido pelo caráter indenizatório do auxílio oferecido naquela modalidade, não devendo ser incluído na base de cálculo das contribuições previdenciárias. Além disso,  a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional adotou posicionamento em não mais recorrer em processos que tratem da matéria, pela pacificação da questão.

Recomendados

TJSP mantém ITCMD sobre distribuição desproporcional de lucros

Em decisão unânime, a 4ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) reafirmou a aplicação […]

Saiba Mais

Dra. Sabrina Bittheyy Cavallari de Carvalho

OAB/PR 35.343, Sócia Diretora na Melo Advogados Associados

Saiba Mais

 Lei nº 14.973/2024: Mudanças nos Depósitos Judiciais e Extrajudiciais

Lei nº 14.973/2024: Mudanças nos Depósitos Judiciais e Extrajudiciais No dia 16 de setembro de 2024, foi publicada a Lei […]

Saiba Mais
crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram