CARF define que empresas possuem cinco anos para utilizar créditos tributários judiciais

2 de setembro de 2022

Em recente decisão do Conselho de Administração de Recursos Fiscais (CARF), ficou reiterado que a contagem do prazo prescricional para utilização dos créditos tributários oriundos de decisão judicial é de cinco anos.

Diante das próprias disposições normativas da  Receita Federal Brasileira (Instrução Normativa RFB nº 2.055, de 06 de dezembro de 2021, editada com fundamento no poder disciplinar da RFB previsto no § 14 do art. 74 da Lei nº 9.430, de 27 de dezembro de 1996), o entendimento é pacífico quanto à determinação de que a declaração de compensação deve ser apresentada no prazo de até cinco anos, contados da data do trânsito em julgado da decisão.

A inovação trazida pela apreciação do processo nº 13971.900555/2013-41 foi a delimitação da suspensão do prazo no período compreendido entre a data da protocolização do pedido de habilitação do crédito e a data da ciência do seu deferimento.

Vale ressaltar que a suspensão encerra a fluência do prazo prescricional, de modo que, ao retomar a contagem, é contabilizada a soma do período anterior e posterior ao evento.

Recomendados

STF: Ministro relator André Mendonça determina a suspensão das demandas relativas à natureza do terço constitucional de férias

O Ministro André Mendonça determinou a suspensão de todos os processos judiciais e administrativos em que se discute a possibilidade de exclusão do terço constitucional de férias da base de cálculo da contribuição previdenciária patronal.

Saiba Mais

ADC 84: cautelar suspende a eficácia de decisões que tenham conferido a redução das alíquotas de PIS/Cofins sobre receitas financeiras

Através da ADC 84, em cognição sumária, o Ministro Lewandowski deliberou pela suspensão da eficácia das decisões judiciais que, de forma expressa ou tácita, tenham afastado a aplicação do Decreto 11.374/2023, dando azo à cobrança da contribuição para o PIS/Cofins com as alíquotas 0,65% (sessenta e cinco centésimos por cento) e 4% (quatro por cento), respectivamente, até o exame de mérito da referida ação.

Saiba Mais

 Lei nº 14.973/2024: Mudanças nos Depósitos Judiciais e Extrajudiciais

Lei nº 14.973/2024: Mudanças nos Depósitos Judiciais e Extrajudiciais No dia 16 de setembro de 2024, foi publicada a Lei […]

Saiba Mais
crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram