Limitação de Compensação de Créditos de PIS e COFINS - MP 1.227/24

5 de junho de 2024

Em 04/06/2024, foi publicada no Diário Oficial a Medida Provisória nº 1.227/24, que estabelece limitações para compensação de créditos de PIS e COFINS, inclusive em relação aos créditos de PIS e COFINS decorrentes de decisão judicial transitada em julgado (indébito judicial) ou administrativos (indébito administrativo).

Isto porque a Medida Provisória nº 1.227/24, em seu art. 5º, alterou a redação do art. 74 da Lei nº 9.430/96, estabelecendo que, a partir de 4 de junho de 2024, não poderão ser objeto de compensação, mediante entrega de Declaração de Compensação (DCOMP), os créditos do regime de incidência não cumulativa da contribuição ao PIS e da Cofins com outros tributos federais (compensação cruzada).

Neste contexto, nosso entendimento preliminar é de que apenas será permitida a utilização dos créditos de PIS e COFINS, ainda que decorrentes de indébito judicial ou administrativo, para compensação de débitos da própria contribuição ao PIS e da Cofins.

Caso a Medida Provisória seja sancionada, deverá ocasionar forte impacto para os contribuintes que se programaram para o ano de 2024, visando utilizar os créditos de PIS e COFINS para compensação com outros tributos federais.

E ainda, importante ressaltar que será necessário aguardar posicionamento oficial da Receita Federal do Brasil em relação às mudanças provocadas pela Medida Provisória nº 1.227/24, especialmente quanto às restrições à utilização dos créditos de PIS e da COFINS como forma de compensação com outros tributos federais (compensação cruzada).

A Melo Advogados acompanhará atentamente nas próximas semanas os posicionamentos relacionados à Medida Provisória nº 1.127/2024, especialmente da Receita Federal do Brasil, pois atualmente existem instruções normativas vigentes que ainda permitem a compensação de créditos de PIS e COFINS com outros impostos federais, o que proporciona dúvidas quanto à interpretação das alterações provocadas pela referida medida provisória no teor do art. 74 da Lei nº 9.430/96.

Recomendados

Medida Provisória nº 1.185/2023: MP traz mudanças criação de crédito fiscais sobre Subvenções

A MP traz mudanças significativas nas disposições relacionadas à incidência do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) sobre receitas provenientes de subvenções governamentais recebidas para investimento.

Saiba Mais

Projeto de Lei nº 2384/2023: aprovado Projeto de Lei que reintroduz o voto de qualidade no CARF

O Projeto de Lei nº 2384/2023 aborda tratativas como a busca de concordância tributária a fim de promover a autorregularização, a alteração de requisitos para garantia de débitos judicializados, a retomada do voto de qualidade e suas decorrências, além das novas deliberações no que se refere a aplicação de multas tributárias.

Saiba Mais

O INTERVALO PARA O CAFÉ É OBRIGATÓRIO?

Na rotina trabalhista diária, as empresas costumam efetuar a concessão do chamado intervalo para o café. Isto é, além do […]

Saiba Mais
crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram