Projeto de Lei nº 2384/2023: aprovado Projeto de Lei que reintroduz o voto de qualidade no CARF

1 de setembro de 2023

O plenário do Senado Federal aprovou o Projeto de Lei nº 2384/2023 gerando efeito significativo para a atuação no CARF.

As principais tratativas deste projeto abordam (i) a busca de concordância tributária a fim de promover a autorregularização, (ii) a alteração de requisitos para garantia de débitos judicializados, (iii) a retomada do voto de qualidade e suas decorrências, além das novas deliberações no que se refere a aplicação de multas tributárias. Recomenda-se um olhar mais atento para as duas últimas.

O voto de qualidade tem um trajeto longínquo e com aprovação do PL nº 2384/2023 volta a vigorar. Em síntese, o voto de qualidade proporciona ao governo a possibilidade de desempate a respeito dos litígios tratados pelo CARF. Na prática, e considerando um parâmetro histórico, não é equivocado afirmar que é uma posição que favorece o fisco, já que, em caso de empate, o julgamento se dará pelo voto de qualidade do presidente da Turma, integrante dos indicados pela RFB.

Por outro lado, a respeito dos novos dispositivos que regem as multas tributárias, destaca-se que se ocorrer decisão favorável ao fisco decidida por meio do voto de qualidade, haverá a possibilidade de exclusão de multas e juros de mora resgatados pelo contribuinte, desde que este demonstre intenção de efetuar o pagamento em até 90 dias.

Conforme o texto da PL, ressalta-se também a possibilidade de eliminação das multas, bem como o afastamento dos reflexos na esfera , sempre que o julgamento resultar a favor da Fazenda Nacional mediante o exercício do voto de qualidade.

No Projeto de Lei aprovado também está contemplada a inclusão de uma modalidade de transação tributária (espécie de acordo com o Fisco Federal) especialmente destinada aos débitos registrados como dívida ativa, provenientes de litígios dirimidos por meio do desempate por voto de qualidade. 

A responsabilidade de regulamentar esse processo recairá sobre a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). 

A Melo Advogados permanece à disposição para prestar os esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.

Recomendados

Teto de pagamento de precatórios é invalidado pelo STF a partir de 2023

O Legislativo limitou o pagamento de precatórios até 2026 devido à COVID-19, mas o STF decidiu que as restrições impostas para 2023 pelas Emendas Constitucionais 113/2021 e 114/2021 não se aplicam mais. Essas regras continuarão apenas até 2022, permitindo que o Executivo pague os títulos sem limites orçamentários depois desse período.

Saiba Mais

CARF mantém cobrança de IPI em transferências das Lojas Americanas

O Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) recentemente tomou uma decisão relevante para o setor empresarial, especialmente para aqueles que […]

Saiba Mais

Em apreciação inédita, STJ entende que contribuição previdenciária incide em valores referentes à participação de lucros e resultados (PLR) pagos a diretores estatutários

Em uma sessão inédita no Superior Tribunal de Justiça (STJ), a 1ª Turma decidiu por unanimidade, no Recurso Especial (REsp) nº 1.182.060/SC, que diretores estatutários devem pagar contribuição previdenciária sobre os valores de participação nos lucros e resultados (PLR).

Saiba Mais
crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram