Projeto de Lei nº 2384/2023: aprovado Projeto de Lei que reintroduz o voto de qualidade no CARF

1 de setembro de 2023

O plenário do Senado Federal aprovou o Projeto de Lei nº 2384/2023 gerando efeito significativo para a atuação no CARF.

As principais tratativas deste projeto abordam (i) a busca de concordância tributária a fim de promover a autorregularização, (ii) a alteração de requisitos para garantia de débitos judicializados, (iii) a retomada do voto de qualidade e suas decorrências, além das novas deliberações no que se refere a aplicação de multas tributárias. Recomenda-se um olhar mais atento para as duas últimas.

O voto de qualidade tem um trajeto longínquo e com aprovação do PL nº 2384/2023 volta a vigorar. Em síntese, o voto de qualidade proporciona ao governo a possibilidade de desempate a respeito dos litígios tratados pelo CARF. Na prática, e considerando um parâmetro histórico, não é equivocado afirmar que é uma posição que favorece o fisco, já que, em caso de empate, o julgamento se dará pelo voto de qualidade do presidente da Turma, integrante dos indicados pela RFB.

Por outro lado, a respeito dos novos dispositivos que regem as multas tributárias, destaca-se que se ocorrer decisão favorável ao fisco decidida por meio do voto de qualidade, haverá a possibilidade de exclusão de multas e juros de mora resgatados pelo contribuinte, desde que este demonstre intenção de efetuar o pagamento em até 90 dias.

Conforme o texto da PL, ressalta-se também a possibilidade de eliminação das multas, bem como o afastamento dos reflexos na esfera , sempre que o julgamento resultar a favor da Fazenda Nacional mediante o exercício do voto de qualidade.

No Projeto de Lei aprovado também está contemplada a inclusão de uma modalidade de transação tributária (espécie de acordo com o Fisco Federal) especialmente destinada aos débitos registrados como dívida ativa, provenientes de litígios dirimidos por meio do desempate por voto de qualidade. 

A responsabilidade de regulamentar esse processo recairá sobre a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). 

A Melo Advogados permanece à disposição para prestar os esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.

Recomendados

STF define pela constitucionalidade da exigibilidade dos fundos em contrapartida aos incentivos fiscais de ICMS

Os fundos estaduais instituídos como condição para a fruição de incentivos fiscais de ICMS foram declarados como constitucionais pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em outubro. Isso poderá impactar no FUNREP, com a eficácia prorrogada no Paraná.

Saiba Mais

Aprovada prorrogação da desoneração da folha de pagamento até 2027

O Projeto de Lei nº 334/2023 irá prorrogar a desoneração da folha de pagamento de empresas de 17 setores da economia, o que reduzirá as despesas trabalhistas dos empregadores.

Saiba Mais

LEASING X ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA, saiba a diferença!

Tanto Leasing, quanto Alienação Fiduciária são duas modalidades de crédito bancário, sendo a primeira, também conhecida como arrendamento mercantil, já […]

Saiba Mais
crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram