STF afasta a incidência do ISS na industrialização por encomenda

14 de março de 2025

O Supremo Tribunal Federal (STF) deu um passo histórico ao afastar a incidência do ISS na industrialização por encomenda. Em decisão marcada por forte maioria – 10 a 1 – o relator, ministro Dias Toffoli, e demais ministros entenderam que essa atividade representa apenas uma etapa intermediária do processo produtivo, cujo objetivo é a fabricação e comercialização de bens, e não a prestação de um serviço final.

No julgamento, uma empresa de Contagem (MG) foi analisada. Ela requalifica chapas de aço para a construção civil. Consequentemente, a companhia argumentou que sua atividade integra o processo industrial e se enquadra no ICMS. Durante a discussão, os argumentos evidenciaram, de forma sutil, STF afasta a incidência de ISS, reforçando a interpretação técnica. Assim, a decisão fortalece a segurança jurídica.

Modulação dos efeitos e limite para multas fiscais após a decisão do STF de afastar a incidência do ISS

Para garantir segurança jurídica, o tribunal modulou os efeitos da decisão. As novas regras entrarão em vigor após a publicação da ata de julgamento. Os contribuintes que recolheram o ISS anteriormente não poderão pedir restituição. Além disso, as multas por atraso foram limitadas a 20% do débito tributário. Dessa forma, o equilíbrio entre o Estado e os contribuintes se fortalece, com STF afasta a incidência de ISS demonstrando o caminho para um sistema mais justo.

Conclusão

A decisão do STF estabelece um novo marco para a tributação da industrialização por encomenda, garantindo maior previsibilidade e segurança jurídica para as empresas. Além disso, a modulação dos efeitos evita impactos retroativos, protegendo contribuintes de penalidades excessivas e assegurando equilíbrio fiscal. Portanto, esse posicionamento reforça a necessidade de critérios claros, promovendo um ambiente tributário mais justo e alinhado às dinâmicas do setor produtivo.

A Melo Advogados permanece à disposição para esclarecer dúvidas. Adicionalmente, oferecemos suporte especializado sobre o tema.

Recomendados

Receita Federal reconhece possibilidade de crédito presumido para agroindústria que adquire insumo de pessoa física

Por meio da Solução de Consulta COSIT 36, de 29 de agosto de 2022, publicada na edição de 05/10/2022 do […]

Saiba Mais

Contestação no STF: Nova Lei de Subvenções do ICMS em debate

Na linha do que já previamente noticiado pelo escritório sobre as alterações legislativas inauguradas com a Lei n° 14.789/23, com […]

Saiba Mais

ECD 2025: Prazo e obrigações para escrituração contábil digital

Com o início da temporada de obrigações fiscais de 2025, a entrega da Escrituração Contábil Digital (ECD) se tornou uma […]

Saiba Mais
crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram