STF confirma redução da alíquota de ICMS sobre energia elétrica e telecomunicações

6 de setembro de 2022

No dia 19 de agosto de 2022, o ministro Edson Fachin votou pela inconstitucionalidade no aumento da alíquota de ICMS sobre os serviços de energia elétrica e telecomunicações em diversos estados do país.

 

Iniciado julgamento das ADI 7.111/PA, ADI 7.113/TO, ADI 7.116/MG, ADI 7.119/RO e ADI 7.122/GO,  o ministro Edson Fachin deliberou pela inconstitucionalidade no aumento da alíquota de ICMS sobre os serviços de energia elétrica e telecomunicações nos estados do Pará, Tocantins, Minas Gerais, Rondônia e Goiás.

 

Esta posição foi confirmada, em observância ao entendimento firmado pela Corte no Recurso Extraordinário nº 714.139/SC, de relatoria do Min. Marco Aurélio, reafirmado na ADI 7.117/SC e na ADI 7.123/DF. Àquela oportunidade, ao ser fixada a alíquota de ICMS mais elevada sobre a energia elétrica e sobre os serviços de comunicação em comparação à alíquota geral do tributo, a Corte Suprema entendeu pela violação dos princípios da essencialidade e seletividade, em dissonância aos termos do artigo 155, §2º, III, da CRFB/1988.

 

No que diz respeito à modulação dos efeitos das ADI 7.111/PA, ADI 7.113/TO, ADI 7.116/MG, ADI 7.119/RO e ADI 7.122/GO, ficou determinado que os parâmetros adotados seriam os mesmos já fixados no Recurso Extraordinário nº 714.139/SC (RG) - Tema nº 745, de modo que a produção de seus efeitos seria designada para o exercício financeiro do ano de 2024, dando aos Estados este prazo para a adequação de suas tarifas.

Recomendados

STF define que o local em que a empresa prestadora de serviços de planos de saúde se localiza tem competência para exigibilidade do ISS

Ao fim da apreciação das ADIs 5835 e 5862 e ADPF 499, o Supremo Tribunal Federal definiu que o local em que a empresa prestadora de serviços de planos de saúde se localiza tem competência para exigibilidade do ISS.

Saiba Mais

STJ Decide: PIS e Cofins Devem Integrar a Base de Cálculo do ICMS

Entenda a Decisão Em recente julgamento realizado no dia 11 de dezembro, a 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça […]

Saiba Mais

FUNREP: a Lei Estadual 21.850/23 extingue o Fundo de Recuperação e Estabilização Fiscal no Paraná para 2024

O Estado do Paraná prorrogou e publicou a Lei nº 21.850 em 14 de dezembro de 2023, extinguindo o Fundo de Recuperação e Estabilização Fiscal do Paraná (FUNREP).

Saiba Mais
crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram