É possível obter creditamento de ICMS sobre produtos intermediários? Entenda o critério do STJ para esse tema!

17 de outubro de 2023

Em sessão de julgamento realizada em 11 de outubro de 2023, a 1ª Seção do STJ definiu, de forma unânime, que é possível o creditamento de ICMS sobre a aquisição de produtos intermediários, inclusive aqueles consumidos ou degradados durante o processo produtivo, desde que comprovado o seu uso na atividade fim da empresa.

No caso concreto, no julgamento do EAREsp nº 1.775.781/SP (acórdão ainda não publicado), prevaleceu o apontamento da ministra relatora Regina Helena Costa no sentido de que o açúcar e a energia elétrica eram absolutamente essenciais e relevantes ao processo produtivo de produtos derivados da cana de açúcar, tais como o etanol.

Portanto, assentou-se a orientação do STJ no sentido de que o creditamento referente à aquisição de materiais empregados no processo produtivo, ou seja, produtos intermediários consumidos ou desgastados gradualmente, é possível.

Não obstante, a condição para tanto é que se comprove a necessidade na utilização dos intermediários na realização da atividade empresarial objeto do contrato social da pessoa jurídica. 

Este entendimento confronta o posicionamento da maioria dos Estados, que estabelecem a possibilidade de creditamento de ICMS apenas na aquisição de produtos intermediários que se consumam imediatamente no processo produtivo.

Assim, para fins de avaliação acerca da possibilidade de creditamento do ICMS na aquisição de produtos intermediários, é indispensável averiguar a essencialidade dos produtos intermediários em relação à atividade fim da empresa.

A Melo Advogados permanece à disposição para prestar os esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.

Recomendados

STJ decide que quem faz acordo com a Receita não precisa pagar honorários à União em Transação Tributária

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que, nos casos em que o contribuinte desiste de uma ação judicial para aderir à transação tributária sem honorários, não deve haver cobrança de honorários advocatícios pela União. A decisão reforça que, como a Lei nº 13.988/2020 não trata dessa exigência, não se pode impor esse custo adicional ao contribuinte.

Saiba Mais

STF: a competência para legislar acerca da retirada da TUST/TUSD da base de cálculo do ICMS é dos estados brasileiros

Após a medida cautelar conferida pelo Ministro Luiz Fux  na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7195, o Plenário do Supremo […]

Saiba Mais

Pessoas portadoras de visão monocular possuem isenção de IPI na aquisição de veículos

A Receita Federal confirmou entendimento sobre a isenção de IPI na aquisição de veículos para pessoas que possuem visão monocular, ou seja, perda de visão em um dos olhos.

Saiba Mais
crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram