Receita Federal confirma que créditos recuperados de PIS/COFINS devem ser tributados pelo IRPJ e pela CSLL

20 de setembro de 2022

A 7ª Região Fiscal da Receita Federal do Brasil, sediada no Rio de Janeiro, reconheceu, por meio da Solução de Consulta nº 7016, de 29/08/2022, que os créditos recuperados de Contribuição para o PIS/Pasep e de COFINS, além dos juros de mora incidentes sobre eles até a data do trânsito em julgado, devem ser oferecidos à tributação do IRPJ e do CSLL no momento do trânsito em julgado da sentença judicial que define o valor a ser restituído. 

 

Este entendimento, porém, não se aplica aos créditos recuperados via Mandado de Segurança. Isso porque essa classe de ação visa somente declarar o direito do contribuinte, e não chega a definir qual será o valor a ser recuperado. É por isso que após a finalização de um Mandado de Segurança, o contribuinte deve efetuar o cálculo do valor a ser recuperado, e entrar com um pedido de habilitação perante a Receita Federal. Após o deferimento da habilitação é que o contribuinte poderá passar a utilizar os créditos para abatimento dos débitos tributários futuros.

Nesses casos, 7ª Região Fiscal da Receita Federal interpretou que na entrega da primeira Declaração de Compensação é quando os créditos tributários e os juros de mora devem ser oferecidos à tributação pelo IRPJ e CSLL. Esse entendimento não é novo, pois já havia sido externalizado pela Receita Federal na Solução de Consulta COSIT nº 183, de 07 de dezembro de 2021.

Recomendados

Aprovada prorrogação da desoneração da folha de pagamento até 2027

O Projeto de Lei nº 334/2023 irá prorrogar a desoneração da folha de pagamento de empresas de 17 setores da economia, o que reduzirá as despesas trabalhistas dos empregadores.

Saiba Mais

Governo do Paraná retira mais de 7500 Produtos do regime de Substituição Tributária (ICMS-ST)

Nesta quarta-feira (5), O Governo do Paraná, por intermédio da Secretaria da Fazenda e Receita Estadual (Sefa), emitiu o Decreto […]

Saiba Mais

Lei nº 14.859/2024 - Novo PERSE: O que muda para o setor de eventos?

No dia 22/05/2024 o Governo Federal sancionou o Projeto de Lei nº 1.026/24, e, em consequência, publicou a Lei nº […]

Saiba Mais
crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram