Receita permite créditos de PIS/COFINS no transporte de matéria-prima

2 de setembro de 2022

Mesmo que não constituam seu produto, os combustíveis e lubrificantes são de extrema relevância para a concretização do seu negócio.

A Solução de Consulta Cosit nº 32, de 01/08/2022, da Receita Federal, reconheceu que os combustíveis e lubrificantes utilizados em veículos que distribuem a matéria-prima utilizada no processo fabril podem ser considerados insumos para fins de apuração de créditos do PIS e da COFINS, ainda que a matéria-prima venha do próprio estabelecimento da pessoa jurídica.

Também ficou estabelecido que as despesas provenientes da manutenção e reposição de peças destes mesmos veículos utilizados no abastecimento de matéria-prima, podem gerar créditos do PIS e da COFINS, como aquisição de insumos do processo produtivo, desde que não aumentem a vida útil do bem em tempo superior a um ano.

Deste modo, caso esse aumento de valor resulte em período superior a um ano, a apuração dos créditos decorrentes dessas despesas deverão ser apurados conforme a depreciação do bem, à medida que passariam a ser incorporadas ao ativo imobilizado da empresa, amortizando o valor ao longo de sua vida útil.

caminhão azul no campo

Recomendados

STJ define pela inclusão da TUST e da TUSD no ICMS

O STJ acabou de confirmar que a TUST e a TUSD devem compor a base de cálculo do ICMS incidente […]

Saiba Mais

Litígio Zero: prazo para adesão ao programa é prorrogado até o dia 28/12/2023

O Programa Litígio Zero visa reduzir o volume de demandas pendentes de julgamento nas Delegacias Regionais de Julgamento (DRJ) e no CARF por meio da aplicação de descontos em juros e multas.

Saiba Mais

RECEITA FEDERAL CRIA AUDITORIA PARA AVALIAR DIREITO AO CRÉDITO COMPENSATÓRIO DA TESE DE EXCLUSÃO DE ICMS DA BASE DE CÁLCULO DO PIS/COFINS

Através da Portaria nº 10, de 19 de fevereiro de 2021, a Receita Federal criou uma auditoria para avaliar direito […]

Saiba Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram