Imposto sobre armas: novo projeto propõe tributo para donos de armas

13 de fevereiro de 2025

Projeto de lei cria imposto sobre a propriedade de armas e pode impactar proprietários e colecionadores

A reforma tributária segue avançando no congresso nacional e, na última semana, foi apresentado o PLP 9/2025, que propõe a criação do imposto sobre a propriedade de arma de fogo (IPAF). o projeto, de autoria do deputado Alencar Santana (PT-SP) e outros parlamentares, estabelece um novo tributo federal que incidirá sobre todos os proprietários e possuidores de armas de fogo no brasil.

A proposta surge como parte da reforma tributária e pode mudar a forma como armas de fogo são tributadas, criando uma cobrança periódica que deve ser considerada por atiradores esportivos, caçadores, colecionadores (CACS) e profissionais que fazem uso desse equipamento.

Como funcionará o imposto sobre armas de fogo?

  • O IPAF será um tributo recorrente, cobrado periodicamente de quem possui armas de fogo registradas.
  • S arrecadação do imposto poderá ser utilizada para políticas públicas de segurança, fiscalização e combate ao tráfico de armas, visando maior controle sobre a posse e circulação desses equipamentos.
  • Ainda não há uma definição exata das alíquotas, mas o projeto tem como objetivo desestimular o acúmulo excessivo de armamentos sem justificativa, aumentando o rigor na posse e porte de armas.

Além disso, especialistas avaliam que o novo imposto sobre armas pode impactar diretamente colecionadores e profissionais da área de segurança privada, que precisariam arcar com uma nova carga tributária. ao mesmo tempo, há uma preocupação sobre o efeito do IPAF na economia e na venda legalizada de armamentos no brasil.

Como parte da reforma tributária, o projeto se insere no contexto de reestruturação da arrecadação nacional e pode ser um modelo de compensação fiscal para estados e municípios, à medida que o sistema tributário passa por mudanças estruturais.

O PLP9/2025 ainda está em fase de tramitação, e ajustes podem ocorrer antes da aprovação final. é essencial que proprietários de armas e empresas do setor acompanhem o avanço da proposta para entender como essa nova tributação poderá impactar seus negócios e atividades.

Continue acompanhando nossas atualizações para mais informações sobre o imposto sobre armas e os desdobramentos da reforma tributária!

Recomendados

FUNREP: a Lei Estadual 21.850/23 extingue o Fundo de Recuperação e Estabilização Fiscal no Paraná para 2024

O Estado do Paraná prorrogou e publicou a Lei nº 21.850 em 14 de dezembro de 2023, extinguindo o Fundo de Recuperação e Estabilização Fiscal do Paraná (FUNREP).

Saiba Mais

ICMS na Base de Cálculo do IRPJ e CSLL: Decisão do STF

O Supremo Tribunal Federal (STF), por 6 votos a 1, rejeitou o reconhecimento de repercussão geral no ARE n.º 1.493.235, […]

Saiba Mais

ITCMD no Paraná: mudanças em 2026 e por que planejar a sucessão ainda em 2025

O ITCMD no Paraná 2025 é um dos temas mais urgentes para famílias e empresas que desejam organizar o planejamento […]

Saiba Mais
crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram