Reforma Tributária: Novidades e Impactos para Diversos Setores!

25 de abril de 2024

Na última semana, foi apresentado pelos grupos de trabalho da reforma tributária o Projeto de Lei Complementar nº 58/2024, que regulamenta os tratamentos de regimes específicos após a aprovação da Reforma Tributária. 

A nova legislação abrange uma ampla gama de setores, reduzindo as alíquotas dos tributos incidentes em operações sociedades cooperativas, serviços de hospitalidade e lazer, serviços de alimentação fora do lar, transporte coletivo de passageiros, aviação regional, operações internacionais, revenda de veículos e bens usados, atividade esportiva e SAF, proteção ao meio ambiente e estímulo à sustentabilidade, economia circular (reciclados), diversificação das matrizes energéticas sustentáveis e promoção do controle e mitigação de desastres naturais e mudanças climáticas.

Entre os principais pontos do projeto estão a limitação das alíquotas de modo que a carga tributária para setores específicos seja menor do que a alíquota padrão, ainda a ser definida. 

Este projeto ainda deverá ser analisado por ambas as casas do Congresso Nacional e sofrer modificações ao longo de sua tramitação.

A Melo permanece à disposição para esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.

Recomendados

O STJ e a (I)legalidade da IN nº 243/2002 quanto aos critérios acerca do cálculo dos preços de transferência na metodologia do PRL

O STJ ainda não possui consenso sobre a legalidade ou não da IN nº 243/2002 quanto aos critérios acerca do cálculo dos preços de transferência na metodologia do PRL.

Saiba Mais

Oportunidade na regularização do ICMS no Estado de SP: lei histórica concede até 70% de desconto nos valores em discussão

Nova lei de regularização de débitos e multas de ICMS em São Paulo: com descontos de até 70%, prazos ampliados e parcelamentos flexíveis, a legislação do programa "Resolve Já" visa desbloquear R$118 bilhões em disputas judiciais, incentivando empresários a regularizarem suas obrigações de forma eficiente e econômica.

Saiba Mais

O INTERVALO PARA O CAFÉ É OBRIGATÓRIO?

Na rotina trabalhista diária, as empresas costumam efetuar a concessão do chamado intervalo para o café. Isto é, além do […]

Saiba Mais
crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram