CARF decide pela exclusão do Simples Nacional se reconhecida a integração da empresa em grupo econômico

28 de julho de 2023

Em 21 de julho de 2023, o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) decidiu, por unanimidade, manter a exclusão da empresa recorrente do enquadramento do Simples Nacional, por constatar que a empresa integrava um grupo econômico de fato. Isto é, embora as empresas fossem formalmente independentes, na prática integravam grupo econômico cujo faturamento excedia o limite anual para enquadramento no Simples (faturamento anual acima de R$ 4,8 milhões). 

É importante ressaltar que, para fins de fundamentar a demanda, a PGFN utilizou uma simples busca em website, em que foi possível verificar que as sócias estariam exercendo cargos em outras empresas do suposto grupo. 

Ao apreciar os autos, o Relator assentou que no próprio site constava referência ao “grupo meta”, levando a seu convencimento acerca da plausibilidade do pedido da União. (1ª Turma, 2ª Câmara, 1ª Seção, CARF. 10920.721608/2011-12, Relator: Fredy José Gomes de Albuquerque).

A Melo Advogados permanece à disposição para prestar os esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários. 

Recomendados

Receita Federal confirma que créditos recuperados de PIS/COFINS devem ser tributados pelo IRPJ e pela CSLL

A 7ª Região Fiscal da Receita Federal do Brasil, sediada no Rio de Janeiro, reconheceu, por meio da Solução de […]

Saiba Mais

Projeto de Lei nº 2384/2023: aprovado Projeto de Lei que reintroduz o voto de qualidade no CARF

O Projeto de Lei nº 2384/2023 aborda tratativas como a busca de concordância tributária a fim de promover a autorregularização, a alteração de requisitos para garantia de débitos judicializados, a retomada do voto de qualidade e suas decorrências, além das novas deliberações no que se refere a aplicação de multas tributárias.

Saiba Mais

LEI ALTERA RESPONSABILIDADE NA DOAÇÃO DE ALIMENTOS

Publicada ontem (23/06/2020), a Lei nº 14.016/2020 altera as regras de responsabilidade na doação de alimentos por "empresas, hospitais, supermercados, […]

Saiba Mais
crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram