Receita Federal: Programa Litígio Zero permite redução de multas e juros!

6 de maio de 2024

A Receita Federal do Brasil (RFB) tem empenhado esforços na implementação de programas que permitem a regularização de débitos e a conformidade fiscal. Esse anseio se refletiu no lançamento do Programa Litígio Zero, em 2024, que trouxe uma proposta de transação por adesão interessante àqueles que têm débitos com a Receita.

Para adesão ao programa, o requisito inicial é, basicamente, ser pessoa física ou jurídica que possua débitos de natureza tributária em contencioso administrativo, com valor, por contencioso, igual ou inferior a R$50.000.000,00 (cinquenta milhões de reais). Cumpre destacar que o prazo para a adesão a este edital de transação iniciou-se em 1º de abril de 2024 e terá fim em 31 de julho de 2024.

As condições de pagamento e de benefícios variam de acordo com a capacidade de pagamento do contribuinte. Caso os débitos sejam classificados como irrecuperáveis ou de difícil recuperação, poderá haver redução de até 100% no valor dos juros, multas e encargos legais, sendo possível parcelar em até 115 vezes.

É possível usar créditos decorrentes de prejuízo fiscal e de base de cálculo negativa da CSLL. O edital prevê, ainda, que deve ocorrer o pagamento em dinheiro de, no mínimo, 10% (dez por cento) do saldo devedor em até 5 (cinco) prestações mensais e sucessivas e o restante com o uso desses créditos, apurados até 31 de dezembro de 2023, limitados a 70% da dívida após a entrada, e o saldo residual dividido em até 36 prestações mensais e sucessivas.

Para os débitos classificados em alta ou média perspectiva de recuperação, será possível oferecer entrada de 30% do valor da dívida, que poderá ser quitado em até 5 prestações, de tal sorte que o restante deverá ser pago em até 115 vezes. 

Menciona-se que, neste último caso, é possível realizar o pagamento com a utilização de créditos de prejuízo fiscal e de base de cálculo negativa da CSLL, cumprindo o seguinte requisito: pagamento inicial de 30% do valor da dívida em até 5 prestações, sendo que o restante, até 70% poderá ser quitado com prejuízo fiscal e base de cálculo negativa da CSLL, de forma que o valor residual pode ser parcelado em até 36 prestações.

O programa abrange, ainda, débitos com valor de até 60 (sessenta) salários-mínimos que tenham como sujeito passivo pessoa natural, microempresa, empresa de pequeno porte, que poderão ser pagos mediante entrada de valor correspondente a 5% do valor da dívida, que podem ser quitados em até 5 prestações. O restante da dívida pode ser parcelado da seguinte forma:

  • Em até 12 (doze) meses, com redução de 50% (cinquenta por cento);
  • Em até 24 (vinte e quatro) meses, com redução de 40% (quarenta por cento);
  • Em até 36 (trinta e seis) meses, com redução de 35% (trinta por cento); ou
  • Em até 55 (cinquenta e cinco) meses, com redução de 30% (trinta por cento).

É importante mencionar que pessoa natural, microempresa, empresa de pequeno porte, Santas Casas de Misericórdia, sociedades cooperativas e demais organizações da sociedade civil podem ter redução de até 70%.

Vale lembrar que a adesão a esta forma de transação implica na desistência de eventuais impugnações, recursos administrativos ou judiciais, vinculados aos débitos elegíveis para a transação.

Por fim, essa proposta de transação por adesão tem fortalecido a ideia de conformidade fiscal e de redução de litígios, o que contribui para o fortalecimento econômico e para condições mais favoráveis no ambiente de negócios.

A Melo Advogados permanece à disposição para esclarecimentos sobre esta ou outras formas de transação tributária.

Saiba mais sobre o Litígio Zero: https://meloadvogados.com.br/prorrogacao-adesao-litigio-zero/

Recomendados

Pessoas portadoras de visão monocular possuem isenção de IPI na aquisição de veículos

A Receita Federal confirmou entendimento sobre a isenção de IPI na aquisição de veículos para pessoas que possuem visão monocular, ou seja, perda de visão em um dos olhos.

Saiba Mais

CARF decide pela exclusão do Simples Nacional se reconhecida a integração da empresa em grupo econômico

As empresas devem ser excluídas do Simples Nacional caso seja constatado que elas integram um grupo econômico que exceda o limite de faturamento anual de R$ 4,8 milhões.

Saiba Mais

Reforma Tributária, Lucro Presumido: qual será o impacto após a aprovação?

Você sabe quais serão os impactos da Reforma Tributária para as empresas do Lucro Presumido? Saiba como a aprovação da Reforma pode impactar no seu negócio.

Saiba Mais
crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram