Senado Federal aprova o PL de prorrogação da desoneração da folha de pagamento para setores chave da economia até 31/12/2027

31 de outubro de 2023

No dia 25/10/2023, o Senado Federal aprovou o Projeto de Lei nº 334/2023 que prorroga, por mais quatro anos, a desoneração da folha de pagamento de 17 dos setores da economia que mais empregam, os quais, segundo estimativas, empregam cerca de nove milhões de pessoas.

Conforme noticiado pela Melo, a proposta, embora tenha sido analisada e aprovada no Senado, em momento pretérito, retornou para nova análise dos parlamentares, na medida em que os Deputados Federais fizeram alterações no conteúdo do projeto original.

Por intermédio do PL, as empresas contempladas serão beneficiadas com a substituição da contribuição previdenciária sobre o salário dos empregados, então estabelecida em 20% sobre a folha, por alíquotas sobre a receita bruta em percentuais menores, a saber, de 1% a 4,5%, até 31/12/2027. 

Para maior detalhamento dos setores beneficiados, confira nosso website,

Dentre as inúmeras modificações levadas a efeito pelos parlamentares na Câmara dos Deputados, a única que prevaleceu, após a análise do senado Federal, foi a redução da alíquota de 2% para 1% às empresas de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, seja municipal, intermunicipal, interestadual e internacional.

Foi mantido, contudo, o dispositivo que incluiu na desoneração da folha os municípios com até 142 mil habitantes, reduzindo a alíquota então vigente de 20% para 8%. 

 Com a aprovação, o texto segue para sanção presidencial. Há grande expectativa sobre eventuais vetos e novas modificações no Projeto de Lei. 

Assim, a Melo Advogados permanece à disposição para prestar os esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.

Recomendados

Tema 1.182: retirada de incentivos e benefícios fiscais de ICMS da base de cálculo do IRPJ/CSLL será julgada no próximo dia 26/04/2023 pela 1ª Seção do STJ

Tema 1.182: 1ª Seção do STJ analisará no próximo dia 26/04/2023 a possibilidade da retirada de incentivos e benefícios fiscais de ICMS da base de cálculo do IRPJ/CSLL.

Saiba Mais

STF não analisará a exigência do ISS nos serviços de coleta, remessa ou entrega de correspondências das franqueadas dos correios

Apesar de o STF reafirmar a exigibilidade do ISS sobre o contrato de franquia de correios, deixou de definir exigibilidade do imposto em relação aos serviços de coleta, remessa ou entrega de correspondências; sob o fundamento de que, se a inconstitucionalidade existir, será meramente reflexa.

Saiba Mais

Receita entende que mistura de combustíveis não se caracteriza como produção

A Receita Federal do Brasil entendeu, por meio da Solução de Consulta COSIT nº 99002, de 04 de outubro de […]

Saiba Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram